CONTACTO    ACTIVIDADES    MÍDIA    EDUCAÇÃO & LEITURA    LIVROS    PLANTAS    LENDAS    GASTRONOMIA


Dulce Rodrigues, escritora

páginas em francês   páginas em português   páginas em inglês

HOME

QUEM SOU ?

OS MEUS LIVROS

AGENDA de ACTIVIDADES

EDUCAÇÃO & LEITURA

TEATRO infanto-juvenil

PORTUGUÊS: mais bela
Língua materna

EFEMÉRIDES da HISTÓRIA

PLANTAS amigas da
nossa saúde

LENDAS do Mundo

RECEITAS portuguesas

BLOGUE "ALI-BABÁ"

PRÉMIOS Literários

BIBLIOGRAFIA

ILUSTRADORES

 

Livro de Visitas

LIVRO de VISITAS

 
 

O JARDIM BOTÂNICO DE GENEBRA

Postado por Dulce Rodrigues a 10 de Agosto de 2010

Estive recentemente em Genebra de visita a um dos meus filhos e, como não podia deixar de ser, sempre que o tempo permite, fui até ao Jardim Botânico.

jardim botânico de Genebra

Adoro jardins e o Jardim Botânico de Genebra é um dos mais belos que conheço. Situado não muito longe do centro da cidade e estendendo-se ao longo de uma parte do lago, é uma janela aberta para a magnífica paisagem dos Alpes, um belo lugar de lazer e de sensibilização à conservação da natureza.

jardim botânico de Genebra
Etiquetagem das plantas

Mas não é só isso. O Jardim Botânico – que inclui também um conservatório, uma biblioteca e um erbário – é um museu vivo, ao ar livre, com uma forte componente didáctica. Este é, sem dúvida, um dos aspectos que mais me encanta, pois, aqueles que me conhecem sabem bem quanto me interessa a preservação da natureza e também todo o material didáctico que a natureza nos pode proporcionar. A gestão da colecção de plantas inclui a catalogação e etiquetagem de praticamente todas as plantas que existem no jardim.

E como a base da colecção de um jardim botânico implica a troca recíproca de sementes com outros jardins do mundo, o Jardim Botânico de Genebra corresponde-se com cerca de 800 outros jardins botânicos espalhados pelo mundo. O Jardim Botânico de Genebra abriga, assim, plantas vindas directamente dos países de origem.

jardim botânico de Genebra

De entre as várias secções em que está dividido o jardim, destacam-se as estufas, os jardins pedregosos (conhecidos em arquitectura paisagística como “rocailles”) e o arboreto (arboretum) ou área destinada ao cultivo de uma coleção de árvores ou arbustos. Quanto ao herbário, não se encontra infelizmente aberto ao público, mas organizam visitas de grupo várias vezes por ano.

Para celebrar o Ano international da biodiversidade, o Conservatório e o Jardim botânico apresentam até ao dia 17 de Outubro a exposição IN SITU EX SITU. Trata-se de um conjunto de fotografias magníficas da fauna e flora regionais, cedidas por Pro Natura Genève para comemorar o centenário da associação.

melro de água

chapim-real

morcego

libélula

borboleta

aranha

lagarto

Termino este meu resumido “passeio” pelo Jardim Botânico de Genebra convidando os leitores a visitarem também as minhas Plantas amigas da nossa saúde.

© Dulce Rodrigues

 
 
  << Voltar  
 



LIVROS para CRIANÇAS

 

OUTROS LIVROS

 

GUIÕES de TEATRO

PORTAL JUVENIL 

sítio infanto-juvenil Barry4kids, em quatro línguas  



Siga Dulce Rodrigues no Google

Siga Dulce Rodrigues no Facebook Siga Dulce Rodrigues no YouTube Siga Dulce Rodrigues no Pinterest Siga no LinkedIn  

Copyright © Dulce Rodrigues, 2000-2016. Reservados todos os direitos.