CONTACTO    ACTIVIDADES    MÍDIA    EDUCAÇÃO & LEITURA    LIVROS    PLANTAS    LENDAS    GASTRONOMIA


Dulce Rodrigues, escritora

páginas em francês   páginas em português   páginas em inglês

HOME

QUEM SOU ?

OS MEUS LIVROS

AGENDA de ACTIVIDADES

EDUCAÇÃO & LEITURA

TEATRO infanto-juvenil

PORTUGUÊS: mais bela
Língua materna

EFEMÉRIDES da HISTÓRIA

PLANTAS amigas da
nossa saúde

LENDAS do Mundo

RECEITAS portuguesas

BLOGUE "ALI-BABÁ"

PRÉMIOS Literários

BIBLIOGRAFIA

ILUSTRADORES

 

Livro de Visitas

LIVRO de VISITAS

 
 

A SAÚDE DO CIDADÃO EUROPEU EM PERIGO

A directiva da União europeia sobre plantas medicinais

Postado por Dulce Rodrigues a 11 de Abril de 2011

Raramento passo pedidos para assinatura de petições, mas esta é uma das que qualifico de grande importância para a saúde de todos nós. Esta acção é extremamente urgente, pois a petição tem de ser assinada antes do dia 30 deste mês de Abril, data em que a União europeia pretende pôr em execução uma directiva que, como tantas outras anteriores, só serve os grandes interesses económicos de um pequeno grupo – as multinacionais – sem o mínimo respeito pelos cidadãos europeus e a sua saúde – esta directiva tem a ver com a nossa saúde.

Trata-se da directiva 2004/24/CE relativamente à qual tem havido o maior silêncio da parte dos órgãos da comunicação em todos os países da EU, durante estes sete anos que precederam a sua implementação. Como é costume, os órgãos da comunicação mantêm o cidadão entretido com telenovelas, futebol e escândalos, mas “esquecem-se” de assuntos verdadeiramente do interesse público e que dizem respeito à saúde, à educação e à justiça, desde que os mesmos não sirvam os interesses dos grupos que controlam a economia, não para benefício do cidadão mas para deles mesmos. O véu começou a ser levantado e alguns cidadãos mobilizam-se. Em virtude das despesas que esta directiva exigirá dos fabricantes de produtos da medicina natural, nós, cidadãos europeus, ficaremos privados de milhares de plantas medicinais durante decénios.

A directiva em questão visa proibir as preparações à base de plantas medicinais, por exemplo a infusão de tomilho, as cápsulas ou drageias de alho, de ginko biloba e muitas outras. Esta proibição é camufalada através da exigência de processos de aprovação que custam mais de 100 mil euros e que, ainda por cima, devem estar concluídos até 30 de Abril de 2011. O que é impossível! E isto para que os laboratórios farmacêuticos continuem a vender os seus fármacos e a envenenar a saúde pública... num eterno processo em que o suposto medicamento que cura a doença – e não faz mais do que camuflar os sintomas sem eliminar a origem – vai provocar outros problemas de saúde necessitando outros medicamentos, medicamentos esses que, por vezes, conduzem a situações desesperadas, como é o caso do Médiator, medicamento indicado no tratamento dos diabetes, felizmente hoje retirado da venda, mas até isso acontecer.... terá feito mais de 500 mortos.

A petição tem de ser assinada ou na página em francês ou na página em inglês (o texto em inglês não segue à letra o original em francês, mas os pontos principais são aí mencionados). Existe também um vídeo explicativo em francês e um outro em inglês. Para quem não compreende estas duas línguas, traduzi o texto da petição em português – e peço que passem esta minha mensagem a amigos e conhecidos, especialmente àqueles que utilizam as plantas medicinais para cuidar da saúde. Como eu própria também sou uma adepta da medicina pelas plantas, aproveito para vos convidar a visitar a minha página sobre as mesmas. Bem-hajam.

© Dulce Rodrigues

 
 
  << Voltar  
 



LIVROS para CRIANÇAS

 

OUTROS LIVROS

 

GUIÕES de TEATRO

PORTAL JUVENIL 

sítio infanto-juvenil Barry4kids, em quatro línguas  



Siga Dulce Rodrigues no Google

Siga Dulce Rodrigues no Facebook Siga Dulce Rodrigues no YouTube Siga Dulce Rodrigues no Pinterest Siga no LinkedIn  

Copyright © Dulce Rodrigues, 2000-2016. Reservados todos os direitos.