CONTACTO    ACTIVIDADES    MÍDIA    EDUCAÇÃO & LEITURA    LIVROS    PLANTAS    LENDAS    GASTRONOMIA


Dulce Rodrigues, escritora

páginas em francês   páginas em português   páginas em inglês

HOME

QUEM SOU ?

OS MEUS LIVROS

AGENDA de ACTIVIDADES

EDUCAÇÃO & LEITURA

TEATRO infanto-juvenil

PORTUGUÊS: mais bela
Língua materna

EFEMÉRIDES da HISTÓRIA

PLANTAS amigas da
nossa saúde

LENDAS do Mundo

RECEITAS portuguesas

BLOGUE "ALI-BABÁ"

PRÉMIOS Literários

BIBLIOGRAFIA

ILUSTRADORES

 

Livro de Visitas

LIVRO de VISITAS

 
 

SUBSTÂNCIA CANCERíGENA

Aviso da Faculdade de Ciências

Postado por Dulce Rodrigues a 20 de Junho de 2011

 

Circula na internet desde 2003 uma mensagem com o seguinte titulo: “Aviso da Faculdade de Ciências”, que pretende alertar o leitor para o perigo cancerígeno de uma substância química, o Lauril Sulfato de Sódio (LSS), utilizada em diversos produtos de beleza. Parece ser mais uma falsa notícia, desmentida num artigo da revista N magazine. Não quis deixar de dar a minha modesta contribuição ao debate no seguimento dos (três) comentários sobre esse mesmo artigo. É da discussão que nasce a luz e a minha visão do assunto é a seguinte.

Um trabalho jornalístico devia, em princípio, ser mais credível do que uma mensagem difundida em cadeia pela internet. Infelizmente, todos sabemos que não é assim, pois o jornalismo, hoje em dia, pouco ou nada tem de fiável e de independente. Os jornalistas são os primeiros a veicular informações deformadas da realidade – a sua liberdade de expressão é condicionada pelos políticos e pelos grandes grupos económicos, em especial das grandes empresas químicas e farmacêuticas.

Pessoalmente, a minha experiência e conhecimento levam-me a ser séptica quanto às duas notícias. Sei quanta mentira se tem dito sobre produtos altamente perigosos que, por conveniência, são considerados inofensivos, até que o número de mortes e/ou casos graves tomam proporções dramáticas que já não se podem mais esconder, como é o caso do "Mediator". E tudo isto com a conivência de quem? Dos órgãos da comunicação.

Como o bom senso diz “mais vale prevenir do que remediar”, obviamente que praticarei em relação a produtos que incorporem esta substância a mesma política que em situações similares: o boicote individual, ou seja, não comprarei esses produtos. Há tantos outros no mercado.

Por outro lado, penso que seria sensato, sempre que recebemos mensagens com alertas falsos, enviar as mesmas de volta para quem nos enviou a inicial. Esta seria uma maneira de irmos esclarecendo o assunto e – quem sabe – podermos contribuir para reduzir o número de mensagens veiculando falsas notícias, já que, infelizmente, não podemos evitar que elas sejam criadas e difundidas. E para evitar que as falsas notícias "alastrem", também nestes casos sigo o mesmo sistema de boicote – enquanto não puder saber mais sobre o assunto, não passo para outros.

© Dulce Rodrigues

 
 
  << Voltar  
 
 



LIVROS para CRIANÇAS

 

OUTROS LIVROS

 

GUIÕES de TEATRO

PORTAL JUVENIL 

sítio infanto-juvenil Barry4kids, em quatro línguas  



Siga Dulce Rodrigues no Google

Siga Dulce Rodrigues no Facebook Siga Dulce Rodrigues no YouTube Siga Dulce Rodrigues no Pinterest Siga no LinkedIn  

Copyright © Dulce Rodrigues, 2000-2016. Reservados todos os direitos.