CONTACTO    ACTIVIDADES    MÍDIA    EDUCAÇÃO & LEITURA    LIVROS    PLANTAS    LENDAS    GASTRONOMIA


Dulce Rodrigues, escritora

páginas em francês   páginas em português   páginas em inglês

HOME

QUEM SOU ?

OS MEUS LIVROS

AGENDA de ACTIVIDADES

EDUCAÇÃO & LEITURA

TEATRO infanto-juvenil

PORTUGUÊS: mais bela
Língua materna

EFEMÉRIDES da HISTÓRIA

PLANTAS amigas da
nossa saúde

LENDAS do Mundo

RECEITAS portuguesas

BLOGUE "ALI-BABÁ"

PRÉMIOS Literários

BIBLIOGRAFIA

ILUSTRADORES

 

Livro de Visitas

LIVRO de VISITAS

 
 

UM PRESENTE DA UNESCO PARA TODA A HUMANIDADE

Postado por Dulce Rodrigues a 3 de Agosto de 2012

 

Foi criada recentemente a Biblioteca Digital Mundial que reune mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica, em sete idiomas, as joias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.

"Tem, sobretudo, carácter patrimonial”, informou Abdelaziz Abid, coordenador do projecto patrocinado pela UNESCO e outras 32 instituições. A BDM não oferecerá documentos actuais, mas "aqueles com valor de património, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Há documentos em-linha em mais de 50 idiomas."

"Entre os documentos mais antigos há alguns códigos pré-colombianos - graças à contribuição do México -, e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutierrez para o Rei de Espanha em 1562", explica Abid. "Os tesouros incluem o Hyakumanto Darani, um documento em japonês, publicado em 764 e considerado o primeiro texto impresso da História; há trabalhos de cientistas árabes que revelam o mistério da álgebra, ossos utilizados como oráculos e estelas chinesas; a Bíblia de Gutenberg; fotos antigas latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil, etc. É fácil navegar.”

Cada joia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteúdo e do seu significado. Os documentos foram digitalizados e incorporados no seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre elas, o português.

A biblioteca começou com uns 1.200 documentos, mas foi planeada para receber um número ilimitado de textos, gravações, mapas, fotografias e ilustrações.

O acesso ao sítio é gratuito e os usuários podem entrar directamente, sem necessidade de registo. Permite aos internautas orientarem a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição.

Com um simples clique podem virar-se as páginas de um livro, aumentar ou diminuir os textos e movê-los em todas as direcções. A excelente definição das imagens permite uma leitura cómoda e minuciosa.

Entre as preciosidades que já estão na BDM, encontra-se a Declaração da Independência dos Estados Unidos, assim como as constituições de numerosos países; um texto japonês do século XVI - considerado a primeira impressão da História; o diário de um cientista veneziano que acompanhou Fernando de Magalhães na sua viagem à volta do mundo; o original das "Fábulas" de La Fontaine, o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog, a Bíblia de Gutenberg, e algumas pinturas rupestres africanas que datam de 8000 A.C.

Duas regiões do mundo estão particularmente bem representadas: América Latina e Médio-Oriente. Isso deve-se à activa participação da Biblioteca Nacional do Brasil, da Biblioteca Alexandrina do Egipto e da Universidade Rei Abdulah da Arábia Saudita.

A estrutura da BDM teve como exemplo o projeto de digitalização da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que começou em 1991 e contém actualmente 11 milhões de documentos em-linha. Os seus responsáveis afirmam que a BDM está sobretudo destinada a intelectuais, professores e alunos. Mas a importância de que se reveste este sítio vai muito além do estímulo ao estudo das novas gerações que vivem num mundo audiovisual. Este projecto tão pouco é um simples compêndio de História em-linha: é a possibilidade de aceder, extensivamente e sem limite de tempo, ao exemplar inestimável, inacessível e único conhecimento que cada pessoa sempre sonhou conhecer!

© Dulce Rodrigues

 
 
  << Voltar  
 



LIVROS para CRIANÇAS

 

OUTROS LIVROS

 

GUIÕES de TEATRO

PORTAL JUVENIL 

sítio infanto-juvenil Barry4kids, em quatro línguas  



Siga Dulce Rodrigues no Google

Siga Dulce Rodrigues no Facebook Siga Dulce Rodrigues no YouTube Siga Dulce Rodrigues no Pinterest Siga no LinkedIn  

Copyright © Dulce Rodrigues, 2000-2016. Reservados todos os direitos.