CONTACTO    ACTIVIDADES    MÍDIA    EDUCAÇÃO & LEITURA    LIVROS    PLANTAS    LENDAS    GASTRONOMIA


Dulce Rodrigues, escritora

páginas em francês   páginas em português   páginas em inglês

HOME

QUEM SOU ?

OS MEUS LIVROS

AGENDA de ACTIVIDADES

EDUCAÇÃO & LEITURA

TEATRO infanto-juvenil

PORTUGUÊS: mais bela
Língua materna

EFEMÉRIDES da HISTÓRIA

PLANTAS amigas da
nossa saúde

LENDAS do Mundo

RECEITAS portuguesas

BLOGUE "ALI-BABÁ"

PRÉMIOS Literários

BIBLIOGRAFIA

ILUSTRADORES

 

Livro de Visitas

LIVRO de VISITAS

 
 

AGENDA DE ACTIVIDADES LITERÁRIAS E INFANTO-JUVENIS

Em 2016:

  AGENDAS anteriores

Como tudo começou
Estávamos em Janeiro de 1999, eu tinha ido buscar o meu cão Barry que ficara no canil durante as nossas férias de Natal a Portugal e, nessa altura, veio-me à ideia escrever um livro infantil contando estórias de alguns dos meus animais de companhia ao longo dos anos. Surgiu assim L'AVENTURE DE BARRY, e tudo começou em 2000, pouco tempo depois da publicação desse meu primeiro livro para crianças, quando tomei conhecimento com o Service du Livre Luxembourgeois. Esta entidade cultural belga encarrega-se, desde essa altura, da distribuição e venda de todos os meus livros infanto-juvenis em francês e português, com excepção dos e-livros.

Sobre os convites
Foi primeiramente através do Service du Livre Luxembourgeois que fui convidada a participar em manifestações ligadas aos livros e à leitura a partir de 2000. Quer nos eventos em que participo por iniciativa desse serviço cultural belga ou – como mais recentemente, também por intermédio da associação Amizade Portugal-Luxemburgo e da associação França-Portugal, – quer por contactos estabelecidos nesses mesmos eventos ou ainda pela internet, tenho sido igualmente solicitada a tomar parte noutras actividades educativas e culturais, colaborando com escolas e outras instituições de ensino na Bélgica, na França, no Luxemburgo, na Alemanha, na Suíça, ou na Roménia, país onde foi representada pela primeira vez a peça de teatro infanto-juvenil Pingouin et le Figuier.

Sobre os programas das visitas às escolas
Todas as visitas são personalizadas para irem ao encontro das solicitações individuais e deixarem tempo para perguntas. Adoro que os alunos me façam perguntas! Os meus programas propõem estórias, às vezes até trabalhos em curso ou livros que ainda não foram publicados. Estimulo sempre os alunos a participarem, explorando e exprimindo a sua criatividade. Gosto imenso de poder tomar uma refeição na escola com os alunos, e é com prazer que participo em sessões de autógrafos e/ou dedicatória dos meus livros infanto-juvenis. Para quem tenciona convidar um autor a vir à escola, aconselho a leitura do artigo que escrevi sobre o assunto; encontram-se aí várias dicas que ajudarão na preparação dessa actividade.

actividades nas escolas

O que é o projecto BARRY4KIDS? 
É um sítio infanto-juvenil com forte componente didáctica e onde todos os conteúdos são gratuitos e sem publicidade. Como o sítio está em quatro línguas, pode igualmente ser útil às crianças (e aos adultos?) que na escola aprendem uma língua estrangeira ou que vivem num país onde se fale uma dessas línguas. Gostaria de sensibilizar as escolas e bibliotecas e também as associações de pais para o interesse do meu sítio infanto-juvenil BARRY4KIDS.

banner Barry4Kids sobre a quinta

Porquê animações à volta das Ciências e da Matemática? 
Verifiquei que há imensas pessoas – escritores e mesmo não-escritores – a fazer leituras em escolas e bibliotecas. Por outro lado, a maioria dos jovens tem uma certa dificuldade na Matemática e nas Ciências. Desenvolver animações sobre estas duas matérias permite-me a união dos meus dois cursos universitários – Letras e Ciências – à minha paixão pela História, pois mesmo um exercício de Matemática ou uma experiência de Física ou Química podem ser contados como uma estória, muitas vezes tirada da própria História. Penso que este género de actividades é até mais interessante, pois não existem tantas pessoas a poder fazê-las. Esta nova direcção nas minhas actividades não exclui, todavia, qualquer outra actividade mais tradicional directamente ligada aos meus livros juvenis, caso haja interesse nisso por parte dos educadores. Estou sensível a outros projectos culturais e pedagógicos e tenho igualmente disponíveis cadernos pedagógicos destinados não só às escolas, mas também a particulares. Enviar uma mensagem nesse sentido.

Quais as suas condições para as diferentes actividades e animações? 
1. Em princípio, não gosto de receber remuneração pecuniária pelas actividades ou animações em escolas e bibliotecas ou organizadas por associações de pais ou culturais. Prefiro que a contrapartida por essas minhas colaborações seja em termos de compra de livros, o que é benéfico para ambas as partes. A quantidade mínima por actividade ou animação é de 10 dos meus livros juvenis, à escolha. 
    § - Se considerarmos que cada escola possui uma biblioteca e que em cada sala de aulas existem pelo menos 20 alunos, não penso que seja difícil comprar essa quantidade mínima de 10 livros; de um modo geral, quando da visita de um escritor à escola, os pais dão dinheiro aos filhos para que comprem um livro. No entanto, se a escola manifesta interesse na minha visita mas sabe que os alunos não terão possibilidades financeiras para comprar livros, não será esse facto que impedirá a minha visita à escola. Fazê-la-ei com o mesmo entusiasmo. Para mais informações sobre a preparação dessa actividade, aconselho a leitura do artigo que escrevi sobre o assunto. 
    1.1. Qualquer pessoa ou organização que comprar 10 livros tem direito, à partida, a uma actividade ou animação da minha parte, desde que o lugar da actividade seja em Portugal, Luxemburgo, França, Bélgica, Alemanha ou Suíça, mas a distância não superior a 50 km de Lisboa ou de Genebra ou da cidade do Luxemburgo. Para outros sítios mais longe, as condições serão a considerar caso a caso. Como alternativa, receberão um livro gratuito. 
    1.2. Na compra de 11 a 20 livros, concedo um desconto de 10%. A partir de 20 livros e até 50, o desconto é de 15%. Para mais de 50 livros, o desconto será de 20%. 
    1.3. Estas percentagens são para encomendas nestas quantidades; se me comprar 10 exemplares agora, 10 depois e por assim adiante, não é possível um desconto superior a 10%.

2. Para representações de teatro por amadores ou profissionais, queira consultar a respectiva página Teatro JUVENIL.

  AGENDAS anteriores

 
 



LIVROS para CRIANÇAS

 

OUTROS LIVROS

 

GUIÕES de TEATRO

PORTAL JUVENIL 

sítio infanto-juvenil Barry4kids, em quatro línguas  



Siga Dulce Rodrigues no Google

Siga Dulce Rodrigues no Facebook Siga Dulce Rodrigues no YouTube Siga Dulce Rodrigues no Pinterest Siga no LinkedIn  

Copyright © Dulce Rodrigues, 2000-2016. Reservados todos os direitos.