CONTACTO    ACTIVIDADES    MÍDIA    EDUCAÇÃO & LEITURA    LIVROS    PLANTAS    LENDAS    GASTRONOMIA


Dulce Rodrigues, escritora

páginas em francês   páginas em português   páginas em inglês

HOME

EFEMÉRIDES da HISTÓRIA

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

 

Livro de Visitas

LIVRO de VISITAS

 
 

EFEMÉRIDES DO MÊS DE ABRIL

  • 02, 1805 - Hans Christian Andersen nasce na cidade de Odensa, na Dinamarca. Filho único de uma família de meio social bastante pobre, Hans Christian parte aos 13 anos para Copenhaga a fim de aí poder estudar. Aos 16 anos escreve a sua primeira obra, iniciando, assim, uma carreira e uma vida praticamente dedicadas a escrever. É autor de inúmeros romances, peças de teatro e poemas, sem falar dos seus contos, escritos em princípio para as crianças mas susceptíveis de encantar igualmente os adultos.

    Hans Christian Andersen


  • 03, 1811 - Batalha do Sabugal: Após a derrota sofrida no Buçaco a 27 de Setembro de 1810, o general francês Massena conseguiu inverter um pouco a situação e obrigou o exército aliado luso-inglês, sob o comando de Wellington, a refugiar-se nas linhas fortificadas de Torres Vedras. Contudo, o Inverno rigoroso desse ano não poupou os Franceses e, assim, a 5 de Março de 1811, o exército napoleónico foi obrigado à retirada, sendo ferozmente perseguido pelas forças aliadas até ao Sabugal, onde teve lugar, a 3 de Abril, a última acção defensiva em Portugal. Este foi um “dos combates mais brilhantes” na própria opinião de Wellington.
     
  • 04, 1814 - Abdicação de Napoleão: Depois das desastrosas derrotas dos seus exércitos quando da invasão a Portugal, cujo ponto culminante foi a batalha de Buçaco a 27 de Setembro de 1811, e à Espanha (1807-1811), e, em seguida, da trágica campanha da Rússia (1812), Napoleão Bonaparte é obrigado a abdicar.
     
  • 05, 1814 - Assinatura do Tratado que instituiu a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de que Portugal é membro.
     
  • 05, 1814 - Batalha de Toulouse, a última da Guerra peninsular. Do comportamento das tropas portuguesas nesta batalha diz Beresford (futuro Duque de Wellington) na sua ordem do dia: “ As tropas portuguesas rivalizaram, como é seu costume, em valente conduta, com os seus irmãos de armas do exército britânico, e o último acto da guerra não foi, para a tropa das duas nações, o menos glorioso; e as tropas portuguesas, pela sua conduta na batalha de Toulouse não só sustentaram até ao fim o seu carácter valoroso, e de excelente soldados, mas ainda aumentaram a sua glia e a da sua nação por este feito de armas”.
     
  • 06, 1385 - O Mestre de Aviz é aclamado Rei de Portugal pelas cortes de Coimbra. Foi notável a acção de João das Regras, demonstrando que só a ele pertencia ser eleito pelas cortes ali presentes. Com D. João I inicia-se a segunda dinastia portuguesa, a Dinastia de Aviz.
     
  • 07, 1498 - Vasco da Gama, na sua viagem para a Índia, chega à ilha de Mombaça, vindo de Moçambique. Devido à sua grande importância estratégica para os Portugueses e à cobiça que suscitava por parte de outros países, esta ilha foi dotada de várias fortificações nos séculos XVI e XVII.
     
  • 09, 1384 – Batalha dos Atoleiros, primeira glória de D. Nuno Álvares Pereira. A vitória alcançada levantou o ânimo português e a confiança numa próxima vitória final e, simultaneamente, vibrou um rude golpe nas aspirações dos Castelhanos.
     
  • 09, 1918 – Início da Batalha de La Lys (França), momento máximo da campanha portuguesa na Flandres. Nela se evidenciaram, uma vez mais, as altas virtudes dos nossos soldados. Nas palavras do General Ferreira Martins: “A força bruta das armas não tira relevância à força moral dos homens”.
     
  • 10, 1916 – Reocupação de Quionga (Moçambique): Pelo tratado de delimitação de fronteiras de 1886, Quionga pertencia a Portugal, mas em 1894 os Alemãs ocuparam-na pela força. Só no decorrer da I Guerra mundial foi novamente recuperada, voltando para a possa definitiva de Portugal.
     
  • 12, 1656 – Cessa a heróica defesa de Columbo (Ceilão), cuja guarnição sustentara um cerco que se prolongou por oito meses, nela tendo acção valorosa António Sousa Coutinho. Os Holandeses, tomando em alta consideração o feito dos vencidos, concederam-lhes todas as honras militares, mas vieram a ser surpreendidos ao verem sair da praça apenas 193 homens, entre soldados e oficiais. Nas palavras de D. Luís de Meneses: “Tão poucos eram (os Portugueses) que os Holandeses, vexados por terem concedido tantos privilégios, os espoliaram, por três vezes, até ao embarque nos navios, das armas e dinheiro que levavam.”
     
  • 14, 1759 - Morre em Londres o compositor alemão George Friedrich Haendel. Tinha tomado a nacionalidade britânica em 1726.
     
  • 14, 1995 - Morre em Lisboa, aos 87 anos de idade, o cineasta português António Lopes Ribeiro.
     
  • 14, 1912 - Tragédia do "Titanic": Ao efectuar a sua viagem inaugural, o paquete britânico "Titanic", o maior transatlântico da sua época, embate num icebergue e afunda-se rapidamente na noite de 14 para 15 de Abril, provocando 1.513 mortos.
     
  • 15, 1865 - Abraham Lincoln, décimo sexto presidente dos EUA, morre em Washington na manhã desse dia. Tinha sido alvejado a tiro, na véspera, pelo actor John Wilkes Booth quando assistia a uma peça no Teatro Ford.
     
  • 19, 1648 – Primeira batalha dos Guararapes (Brasil), que terminou com a vitória dos Portugueses contra o invasor holandês. Nas tropas luso-brasileiras distinguiram-se os terços do comando de Vidal de Negreiros, do negro Henrique Dias e do índio Camarão, superiormente comandados por Francisco Barreto de Menezes.
     
  • 20, 1809 – Heróica defesa da Ponte de Amarante: Esta defesa é um dos factos mais notáveis da acção portuguesa contra a invasão francesa do comando de Soult. Só à terceira tentativa, e mesmo assim apenas ao fim de quinze dias de porfiados combates, os Franceses conseguiram tomar Amarante.
     
  • 21, 1546 – Começa o segundo cerco de Diu (Índia): Os defensores eram, de início, apenas 170 pelo que o Vice-Rei D. João de Castro decidiu enviar reforços comandados pelo próprio filho a quem exortou dizendo: "... pelo que toca a vossa pessoa, não fico em cuidado, porque por cada pedra daquela fortalez arriscarei um filho... Eu vos ponho no caminho da honra, em vós está agora ganhá-la."
     
  • 21, 1500 - Mosteiro dos Jerónimos: No mesmo sítio onde Vasco da Gama embarcara três anos antes para a descoberta do caminho marítimo para a Índia, el-rei D. Manuel lança a primeira pedra do futuro Mosteiro dos Jerónimos. O mosteiro é uma verdadeira jóia do estilo manuelino, uma combinação de elementos arquitectónicos góticos e renascentistas a que se acrescentaram elementos simbólicos únicos; é um monumento de uma grande beleza, considerado pela UNESCO Património da Humanidade em 1984. No interior da igreja encontram-se os túmulos de D. Manuel e dos seus descendentes, assim como o de Luís de Camões, o grande poeta português do Renascimento, e o do navegador Vasco da Gama. A estrutura do mosteiro não sofreu grandes danos com o terramoto de 1755, em virtude de ter sido construída nos bancos arenosos do rio Tejo.

    mosteiro dos Jerónimos


  • 22, 1500 - Descoberta do Brasil: Cerca de dois anos depois da gloriosa viagem marítima de Vasco da Gama até à Índia, D. Manuel I decide enviar uma nova armada a essas terras. A expedição será comandada por Pedro Álvares Cabral e a sua missão oficial é impor a dominação portuguesa a Calicute. Mas por acaso do destino, ou propósito secreto, no dia 22 de Abril, os marinheiros avistam uma praia de areia dourada e com uma vegetação luxuriante - os Portugueses acabavam de descobrir a "terra graciosa", a que mais tarde chamaram Brasil. Para ler sobre a Descoberta do Brasil.

    costa do Brasil


  • 23 - Festa nacional do Reino Unido: dia de S. Jorge.
     
  • 25, 1974 -Revolução dos Cravos em Portugal: celebração deste acontecimento chave de Abril de 1974 que teve o mérito de novamente dar destaque internacional ao país - depois de meio século sob o regime de Salazar> e do seu sucessor, esperava-se que a democracia voltasse finalmente, como consequência desta revolução historicamente única no mundo porque se desenrolou sem lutas sangrentas, as armas de fogo dos militares ostentando cravos vermelhos em vez de vomitarem balas mortíferas. Para ler mais sobre este acontecimento histórico.

    menino com cravo vermelho


  • 29, 1901 - Festa nacional do Japão: dia de aniversário do imperador Hirohito.
     
  • 30, 1938 - Festa Nacional da Holanda: dia de aniversário da rainha Beatriz.
     

Uma efeméride importante na nossa vida é a do dia em que nascemos.
Gostaria de saber quanto tempo já passou desde esse dia?
Divirta-se a calcular
 

 
 



LIVROS para CRIANÇAS

 

OUTROS LIVROS

 

GUIÕES de TEATRO

PORTAL JUVENIL 

sítio infanto-juvenil Barry4kids, em quatro línguas  



Siga Dulce Rodrigues no Google

Siga Dulce Rodrigues no Facebook Siga Dulce Rodrigues no YouTube Siga Dulce Rodrigues no Pinterest Siga no LinkedIn  

Copyright © Dulce Rodrigues, 2000-2016. Reservados todos os direitos.