CONTACTO    ACTIVIDADES    MÍDIA    EDUCAÇÃO & LEITURA    LIVROS    PLANTAS    LENDAS    GASTRONOMIA


Dulce Rodrigues, escritora

páginas em francês   páginas em português   páginas em inglês

HOME

EFEMÉRIDES da HISTÓRIA

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

 

Livro de Visitas

LIVRO de VISITAS

 
 

EFEMÉRIDES DO MÊS DE DEZEMBRO

QUANTOS DIAS ATÉ AO NATAL?
 

 

  • 01, 1640 - Portugal: Dia da Restauração - O dia 1 de Dezembro é mais uma data importante para Portugal: representa a Restauranção de Portugal após 60 anos de domínio espanhol. Para saber mais sobre a Restauração de 1640.

    A Aclamação de D. João IV, do pintor português Veloso Salgado
    A Aclamação de D. João IV, do pintor português Veloso Salgado

  • 02, 1804 - Bonaparte proclama-se imperador e toma o nome de Napoleão I.
     
  • 04 - Dia de Santa Bárbara: Santa Bárbara viveu no século III. O pai, furioso de a ver converter-se ao Cristianismo, fechou-a numa torre, levou-a ao tribunal e executou ele mesmo a sentença, decapitando-a. Como castigo celeste, quando ele regressava a casa foi atingido mortalmente por um raio. A partir da Idade-Média, começou a acreditar-se em Santa Bárbara para proteger de morte violenta. Ela é a padroeira dos bombeiros, dos mineiros, dos cantoneiros e de todos em geral que trabalham a pedra; nos Estados Unidos, ela é também a padroeira dos artilheiros desde a invenção da pólvora. Em Portugal costumamos dizer que "só nos lembramos de Santa Bárbara quando há trovões."
     
  • 05, 1901 - Walter Elias Disney nasce em Chicago, Estados-Unidos.
     
  • 06 - Dia Nacional da Finlândia: celebração da independência obtida em 1917.
     
  • 06 - Dia de São Nicolau: São Nicolau viveu nos séculos III e IV na Asia Menor, numa região que se chamava Lícia e que hoje faz parte da Turquia. Morreu já muito velho, precisamente a um 6 de Dezembro. Em sua homenagem, esta data tornou-se um dia de distribuição de presentes, especialmente em certos países da Europa do Norte, e em virtude do seu grande amor pelas crianças, São Nicolau entrou no imaginário popular, tomou a figura do PAI NATAL e deu origem a várias lendas.
     
  • 08 - Dia da Imaculada Conceição: o dia 8 de Dezembro é um verdadeiro dia de festa em honra da Virgem Maria, mãe de Jesus. Até há alguns anos em Portugal, celebrava-se igualmente nesta data - que é um dia feriado também em Espanha e Itália - o Dia da Mãe, o que faz muito mais sentido do que celebrá-lo num qualquer domingo de Maio, ainda por cima diferente em cada país. Mas como em Portugal gostamos muito de ser "originais", tínhamos de ir logo copiar o que se fazia (ainda por cima sem sentido) nos outros países da União Europeia...
    Em Espanha, felizmente, tiveram a sensatez de continuar a celebrar o Dia da Mãe, como sempre, a 8 de Dezembro.
     
  • 09, 1868 – Manuel António Gomes, inventor e físico português, nasce em Arcos de Valdevez. Mais conhecido por “Padre Himalaia” em virtude da sua elevada estatura, foi um precursor em Portugal da energia solar, bem como de outras energias renováveis.
     
  • 13 - Dia de Santa Luzia: Santa Luzia nasceu em Siracusa, na ilha da Sicília, numa época em que os Cristãos ainda eram perseguidos pelos Romanos. Era uma rapariga nova e muito bonita que cedo se converteu ao Cristianismo, religião que praticava em segredo. Foi no entanto descoberta, pelo que morreu martirizada no ano de 304. Santa Luzia é a protectora da vista.
     
  • 15, 1966 – Morre Walter Elias Disney.
     
  • 17, 1903 – Os irmãos Wright fizeram o seu primeiro voo.
     
  • 19, 1901 – Vitorino Nemésio nasce na cidade Praia da Vitória, na Ilha Terceira, Açores.
     
  • 21, 1933 – Morre com 65 anos o Padre Himalaia, inventor e físico português, de seu verdadeiro nome Manuel António Gomes.
     
  • 25 - Dia de Natal: para o mundo cristão, o Natal é a festa do nascimento do Menino Jesus. Hoje em dia, o Natal tornou-se uma festa de família que celebra a alegria de dar e de receber; que representa o Amor, a dádiva e a partilha. Para saber mais sobre o Natal e as suas tradições.

    Presépio

  • 26 - Dia de Santo Estêvão: Segundo a tradição, Santo Estêvão teria conhecido os doze Apóstolos de Jesus. Foi por estes ordenado diácono, mas, tendo entrado em conflito com os Judeus, acabou por ser morto lapidado em 35 junto ao muro de Jerusalém e sob o olhar de São Paulo, que nessa altura ainda era um ferrenho Fariseu. Santo Estêvão é o padroeiro dos cavalos.
     
  • 31, 335 - Dia de São Silvestre.
     

 
 



LIVROS para CRIANÇAS

 

OUTROS LIVROS

 

GUIÕES de TEATRO

PORTAL JUVENIL 

sítio infanto-juvenil Barry4kids, em quatro línguas  



Siga Dulce Rodrigues no Google

Siga Dulce Rodrigues no Facebook Siga Dulce Rodrigues no YouTube Siga Dulce Rodrigues no Pinterest Siga no LinkedIn  

Copyright © Dulce Rodrigues, 2000-2016. Reservados todos os direitos.