CONTACTO    ACTIVIDADES    MÍDIA    EDUCAÇÃO & LEITURA    LIVROS    PLANTAS    LENDAS    GASTRONOMIA


Dulce Rodrigues, escritora

páginas em francês   páginas em português   páginas em inglês

HOME

EFEMÉRIDES da HISTÓRIA

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

 

Livro de Visitas

LIVRO de VISITAS

 
 

EFEMÉRIDES DO MÊS DE JULHO

  • 01 - Dia nacional do Canadá: comemoração da formação da Confederação canadiana em 1867.
     
  • 04 - Dia nacional dos Estados Unidos da América: comemoração da independência em 1776.
     
  • 04, 1336 - Morte da Rainha Santa Isabel em Estremoz. Era esposa de Dom Dinis e mãe de Dom Afonso IV. Encontra-se sepultada no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra.

    Túmulo de Santa Isabel
    Túmulo de Santa Isabel no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra

  • 05 - Dia nacional da Venezuela: comemoração da assinatura por Miranda da acta de independência em 1811.
     
  • 05 - Dia nacional de Cabo Verde: comemoração da independência, em 1975, desta antiga colónia portuguesa de África.
     
  • 06, 1809 - Batalha de Wagram: nela tomaram parte tropas portuguesas – a Legião Portuguesa – de quem o marechal Ney disse, em resposta a Napoleão: “Sim senhor, os Portugueses são os nossos guias e aqueles que os seguirem nunca se desviarão do caminho da honra”.
     
  • 07, 1664 - Batalha de Castelo Rodrigo, na qual as tropas castelhanas foram derrotadas e a sua retirada transformou-se em debandada pela surpresa do ataque português que originou uma tremenda confusão no campo adverso.
     
  • 08, 1497 - Partida de Vasco da Gama para a Índia: Com uma frota composta por quatro navios - S. Gabriel, S. Rafael, Bérrio e uma caravela de mantimentos - Vasco da Gama parte para a Índia, aonde chegou a 20 de Maio de 1498. Esta extraordinária aventura marítima portuguesa viria confirmar a comunicação directa entre os oceanos Atlântico e Índico e punha um ponto final na antiga ideia de que este último oceano era um mar interior. As repercussões desta descoberta contribuiram de um modo significativo para a combinação prática dos conhecimentos técnicos e científicos, que deram origem à construção de novos instrumentos e armas e no desenvolvimento de novos métodos científicos de observação astronómica. Para saber mais sobre a Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia.
     

    Partida de Vasco da Gama para a Índia
    Partida de Vasco da Gama para a Índia, pintura

  • 10 - Festa da Rainha Santa Isabel: nascida a 4 de Janeiro de 1271, morreu a 4 de Julho de 1336. Beatificada a 15 de Abril de 1516 pelo papa Leão X. Em 1612, o seu túmulo foi aberto e Urbano VIII canonizou-a em 1625, tendo sido trasladada a 29 de Outubro de 1677, durante o reinado de D. Pedro II. Em 1716, determinou-se que a sua festa seria a 10 de Julho.
     
  • 14 - Dia nacional da França: comemoração da tomada da Bastilha em 1789.
     
  • 16, 1212 - Batalha de Navas de Tolosa, durante a qual os reis de Portugal (Dom Afonso II) e Castela combatem juntos os Mouros.
     
  • 21 - Dia nacional da Bélgica: comemoração da independência e aniversário da prestação de sermão do rei Leopoldo I (primeiro rei belga) à constituição de 1831.
     
  • 21, 1954 - Primeiros ataques ao Estado Português da Índia com o assalto ao enclave de Dadra, em que teve acção de relevo Aniceto do Rosário.
     
  • 22 - Dia nacional da Polónia: comemoração da fundação do Comité polaco de libertação nacional em 1944.
     
  • 24, 1833 - As tropas constitucionais comandadas pelo general António José de Noronha, marquês de Vila Flor e futuro duque da Terceira, entram em Lisboa, libertando assim a capital das forças absolutistas de Dom Miguel.
     
  • 25, 1139 - Batalha de Ourique: Esta batalha contra os Mouros afirmou a posição de independência de Dom Afonso Henriques perante Afonso VII de Leão e Castela. Para muitos historiadores, esta data marca efectivamente a independência do Reino de Portugal.

    Batalha de Ourique, pintura de Domingos Sequeira
    Batalha de Ourique, pintura de Domingos Sequeira

  • 27-30, 1813 - Batalha dos Pirinéus, que se seguiu à da Vitória e em que as tropas aliadas procuraram escorraçar definitivamente os Franceses da península. A quarta Brigada Portuguesa repeliu à baioneta, com pesadas baixas, um ataque de 4000 granadeiros franceses. A Batalha dos Pirinéus prolongou-se até ao dia 30. Depois desta acção, Beresford (Marquês de Campo Maior) denominava a unidade de “Valorosa Brigada Algarvia”.
     
  • 28, 1914 - A Áustria-Hungria declara guerra à Sérbia, em consequência do assassinato, a 28 de Junho desse ano, em Sarajevo, do arquiduque herdeiro Francisco-Fernando. Foi o início da I Guerra Mundial.
     
  • 30, 1385 – Batalha de Trancoso, em que as tropas portuguesas, comandadas pelo condestável Dom Nuno Álvares Pereira, combateram as forças castelhanas. Saldou-se por mais uma vitória portuguesa sobre os Castelhanos. Dom Nuno Álvares Pereira foi canonizado pelo Papa Bento XVI, a 26 de abril de 2009, e a sua festa é a 6 de Novembro (ou 1 de Abril). Dia 24 de Junho, dia do seu nascimento, é feriado no concelho da Sertã.

    Estátua de D. Nuno Álvares Pereira no Arco do Triunfo da Rua Augusta, Lisboa
    Estátua de D. Nuno Álvares Pereira (segunda a partir da esquerda) no Arco do Triunfo da Rua Augusta, Lisboa

Uma efeméride importante na nossa vida é a do dia em que nascemos.
Gostaria de saber quanto tempo já passou desde esse dia?
Divirta-se a calcular
 

 
 



LIVROS para CRIANÇAS

 

OUTROS LIVROS

 

GUIÕES de TEATRO

PORTAL JUVENIL 

sítio infanto-juvenil Barry4kids, em quatro línguas  



Siga Dulce Rodrigues no Google

Siga Dulce Rodrigues no Facebook Siga Dulce Rodrigues no YouTube Siga Dulce Rodrigues no Pinterest Siga no LinkedIn  

Copyright © Dulce Rodrigues, 2000-2016. Reservados todos os direitos.