CONTACTO    ACTIVIDADES    MÍDIA    EDUCAÇÃO & LEITURA    LIVROS    PLANTAS    LENDAS    GASTRONOMIA


Dulce Rodrigues, escritora

páginas em francês   páginas em português   páginas em inglês

HOME

EFEMÉRIDES da HISTÓRIA

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

 

Livro de Visitas

LIVRO de VISITAS

 
 

EFEMÉRIDES DO MÊS DE MARÇO

  • 01, 1290 - D. Dinis cria o "Estudo Geral" (futura universidade), que será transferido para Coimbra em 1308. A universidade de Coimbra é uma das mais antigas da Europa. Para ler mais sobre a Universidade de Coimbra.

    Universidade de Coimbra
    Universidade de Coimbra, foto gentilmente cedida por TripAdvisor
     

  • 01, 1476 - Batalha de Toro, entre D. Afonso V e os reis católicos, Fernando de Aragão e Isabel de Castela. Nesta batalha, tiveram actuação destacada o príncipe D. João e o alferes Duarte de Almeida, “o Decepado”. Os Castelhanos para se apoderarem do estandarte português deceparam ambas as mãos ao porta-bandeira Duarte de Almeida. O heróico soldado segurou-a então com os dentes e só a deixou quando, já coberto de golpes, as forças o abandonaram. O estandarte foi recuperado pouco depois por Gonçalo Pires, que passou a ser conhecido como o “Bandeira”, e nunca mais voltou à posse dos Castelhanos. Se bem que militarmente indecisa, a batalha foi desastrosa para o rei português.
     
  • 03 - Dia Nacional da Bulgária: aniversário da libertação do país da dominação otomana, em 1878.
     
  • 05, 1811 - Depois da derrota sofrida no Buçaco a 27 de Setembro de 1810, o general francês Massena conseguiu inverter um pouco a situação e obrigou o exército aliado luso-inglês, sob o comando de Wellington, a refugiar-se nas linhas fortificadas de Torres Vedras. Contudo, o Inverno rigoroso desse ano não poupou os Franceses e, assim, a 5 de Março de 1811, o exército napoleónico foi obrigado à retirada, sendo ferozmente perseguido pelas forças aliadas até ao Sabugal, onde teve lugar, a 3 de Abril, a última acção defensiva em Portugal.
     
  • 08 - Dia mundial da Mulher: Esta iniciativa muito simpática dos "dias mundiais" de qualquer coisa tem vindo a desenvolver-se a um ritmo acelerado desde há algum tempo e, se não servir para muito mais, é, sobretudo, lucrativa para os comerciantes. Não vivemos nós numa sociedade consumista? Quanto à finalidade essencial por que se criou o Dia Mundial da Mulher, será que esta é a melhor maneira de a atingir? Para ler a minha Crónica de um dia mundial da mulher.
     
  • 09, 1500 - Parte do Tejo a armada de Pedro Álvares Cabral: Cerca de dois anos depois da gloriosa viagem marítima de Vasco da Gama até à Índia, el-rei D. Manuel I decide preparar mais uma viagem marítima. A expedição será comandada por Pedro Álvares Cabral e a sua missão “oficial” é ir até Calicute. A frota é constituída por treze navios - é a maior e mais poderosa expedição naval jamais preparada para a demanda de terras longínquas e desconhecidas. Para ler sobre a Descoberta do Brasil.

    costa do Brasil
    Desembarque dos Portugueses (pintura)

  • 09, 1916 - A Alemanha declara guerra a Portugal: Entretanto já as nossas tropas haviam combatido as alemãs em África como foi o caso, por exemplo, de Nautila em Angola.
     
  • 12, 1811 - Combate de Redinha contra os Franceses do Marechal Ney e Heróica defesa de Campo Maior que se prolongou até 22, altura em que a vila foi ocupada pelos invasores franceses comandados pelo Marechal Ney (3ª Invasão francesa).
     
  • 13, 1809 - As tropas francesas de Soult (2ª Invasão francesa) obrigam Chaves a capitular depois de terem tentando, sem êxito, a entrada em Portugal por Caminha e Vila Nova de Cerveira. A defesa do General Silveira concentrou-se nas posições de Danta Bárbara, mas foi obrigado a retirar para Vila Pouca de Aguiar a fim de impedir a progressão do inimigo para Vila Real. Os Franceses decidiram então seguir para Braga onde fizeram a sua entrada no dia 20 depois de terem vencido as resistências que lhe foram postas em Salamonde e Carvalho de Este.
     
  • 14, 1415 - Conquista de Ceuta pelos Portugueses, no reinado de D. João I, com a colaboração dos infantes, sobretudo D. Henrique.

    Conquista de Ceuta pelos Portugueses
     

  • 15, 1147 - Conquista de Santarém aos Mouros por Dom Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. O período de domínio muçulmano na região terminava assim com a conquista do castelo pelo rei português. Para ler mais sobre a cidade de Santarém.

    conquista do Castelo de Santarém pelos Portugueses
     

  • 17 - Dia Nacional da Irlanda: Dia de S. Patrício.
     
  • 17, 1504 - Defesa de Cochim (Índia): A fortaleza foi atacada por terra e por mar simultaneamente mas a defesa de Duarte Pacheco Pereira impediu a ocupação e contribuíu decisivamente para a ocupação portuguesa do Oriente.
     
  • 17, 1939 - Assinatura do Pacto ibérico: Pela primeira vez na história das duas nações ibéricas foi celebrado um tratado destinado a regular as relações futuras e não a pôr termo a conflitos passados.
     
  • 21 - Dia Mundial da Árvore: A origem desta celebração da natureza deve-se ao jornalista e político norte-americano Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação de árvores no estado de Nebraska, criando o “Arbor Day” a 10 de Abril de 1872. Para ler mais sobre o Dia da Árvore.

    oliveira muito antiga em Portugal
    Oliveira muito antiga em Portugal, foto gentilmente cedida por TripAdvisor
     

  • 21, 1464 - Combate de Alcácer-Seguer (Marrocos): Os Mouros dificilmente aceitavam a presença portuguesa naquela praça africana e, por isso, aproveitando o regresso de uma coluna que fora em expedição a Ceuta, decidiram atacá-la quando chegava às cercanias circundantes de Alcácer-Seguer. No combate, que se saldou por um insucesso, teve acção destacada D. Duarte de Menezes que pela sua bravura, combatendo até perder a vida, permitiu que se salvasse a pessoa do rei.
     
  • 21, 1915 - Pereira de Eça desembarca em Luanda e inicia, dias depois, a campanha de reocupação do Humbe que viria a terminar a 7 do mês de Julho.
     
  • 24 - Dia do Arcanjo S. Gabriel, patrono das Telecomunicações.
     
  • 24, 1373 - Tratado de paz luso-castelhano, celebrado em Santarém, entre D. Fernando I de Portugal e D. Henrique II de Castela.
     
  • 25 - Dia Nacional da República helénica, mais conhecida como Grécia: aniversário do apelo à insurreição contra os Turcos, em 1821.
     
  • 26, 1211 - Morte de D. Sancho I. Colonizou e organizou os territórios, fixando as gentes nas terras conquistadas aos Mouros, o que lhe valeu o cognome de "Povoador".
     
  • 28, 1249 - Conquista de Faro aos Mouros por D. Afonso III. O Algarve é definitivamente conquistado para a coroa portuguesa. Após luta renhida e com o auxílio da Ordem de Santiago comandada por Dom Paio Correia, Dom Afonso III faz capitular Albufeira, obrigando os Mouros a cessarem a resistência que até então tinham vindo a opor já com grandes dificuldades derivadas das derrotas anteriormente sofridas.
     
  • 30, 1922 - Primeira Travessia aérea do Atlântico (Sul): O almirante Gago Coutinho e o capitão de fragata Sacadura Cabral partiram de Lisboa a bordo do hidroavião Lusitânia. A viagem devia levá-los até ao Rio de Janeiro, após um total de mais ou menos 62 horas de voo e 8283 km. Por causa de um flutuador destruído, seguido de uma avaria no motor, foram obrigados a substituir por duas vezes o seu hidroavião Fairey e a efectuar o voo em três escalas. Assim, só chegaram ao seu destino a 17 de Junho. Uma viagem inédita e que provou a eficácia dos instrumentos de navegação e dos novos métodos inventados pelos aviadores portugueses: um astrolábio de precisão, baseado no sextante marítimo, que permitia determinar a altura dos astros a qualquer altitude e sem os erros grosseiros até aí encontrados; e o Corrector de Direcção Coutinho-Sacadura, pequeno dispositivo para calcular a direccção e a força do vento. Para ler mais sobre a Primeira Travessia aérea do Atlântico (Sul).

    1922, Primeira Travessia aérea do Atlântico
    Foto gentilmente cedida pela Força Aérea Portuguesa.
    Poderá ver o hidroavião original em Lisboa, no Museu da Marinha.

     

  • 30, 1992 - O serviço militar feminino é inaugurado em Portugal, com a admissão das 30 primeiras mulheres.
     
  • 31 - Dia Nacional de República de Malta: aniversário da retirada das últimas tropas britânicas, em 1979.

Uma efeméride importante na nossa vida é a do dia em que nascemos.
Gostaria de saber quanto tempo já passou desde esse dia?
Divirta-se a calcular
 

 
 



LIVROS para CRIANÇAS

 

OUTROS LIVROS

 

GUIÕES de TEATRO

PORTAL JUVENIL 

sítio infanto-juvenil Barry4kids, em quatro línguas  



Siga Dulce Rodrigues no Google

Siga Dulce Rodrigues no Facebook Siga Dulce Rodrigues no YouTube Siga Dulce Rodrigues no Pinterest Siga no LinkedIn  

Copyright © Dulce Rodrigues, 2000-2016. Reservados todos os direitos.