CONTACTO    ACTIVIDADES    MÍDIA    EDUCAÇÃO & LEITURA    LIVROS    PLANTAS    LENDAS    GASTRONOMIA


Dulce Rodrigues, escritora

páginas em francês   páginas em português   páginas em inglês

HOME

QUEM SOU ?

OS MEUS LIVROS

AGENDA de ACTIVIDADES

EDUCAÇÃO & LEITURA

TEATRO infanto-juvenil

PORTUGUÊS: mais bela
Língua materna

EFEMÉRIDES da HISTÓRIA

PLANTAS amigas da
nossa saúde

LENDAS do Mundo

RECEITAS portuguesas

BLOGUE "ALI-BABÁ"

PRÉMIOS Literários

BIBLIOGRAFIA

ILUSTRADORES

 

Livro de Visitas

LIVRO de VISITAS

 
 

PEÇAS E GUIÕES DE TEATRO INFANTO-JUVENIL

 
representação de O Pai Natal está constipado em Chaves, Portugal  

13 de Dezembro de 2016
O Pai Natal está constipado, Chaves, Portugal

Representação (em língua portuguesa). Esta actividade surge no âmbito do Projecto "Viver a Escola", promovido pelo Município de Chaves e destinado aos estabelecimentos de ensino do pré-escolar, que proporciona um conjunto de actividades de carácter lúdico e pedagógico, complementando as desenvolvidas nas salas de aula. Participaram também as crianças dos estabelecimentos de ensino privado do concelho.

 
representação de O Pai Natal está constipado em Cuba, Portugal  

24 de Outubro de 2009
O Pai Natal está constipado, Cuba, Portugal

Representação (em língua portuguesa) pelos alunos das turmas do 7º A e do 7º B. A peça realizou-se no Lar da 3ª Idade da Santa Casa da Misericórdia e no Auditório do Centro Cultural de Cuba.

 

 

4 de Maio de 2008
Pinguim e a Figueira, Esch/Alzette, Luxemburgo

Representação (em língua portuguesa) por um grupo de adolescentes do Centro Cultural Português de Esch/Alzette, no Luxemburgo, quando do 30° aniversário da Associação Amitié Portugal-Luxembourg, secção de Esch/Alzette. Nova representação desta peça a 14 de Junho, para professores e alunos, no âmbito das actividades da catequese.

 

 

8 de Junho de 2006
Pingouin et le Figuier, Tismana, Roménia

Representação (em língua francesa) por um grupo de alunos do liceu de Tismana, Roménia
Esta peça foi representada de novo por ocasião das celebrações de fim de ano lectivo, e igualmente levada à cena no dia 15 de Agosto de 2006, quando do Festival do Figo, que se realiza todos os anos na vila de Svinita, na parte sul do país, junto ao Danúbio.

 

Todas as minhas peças de teatro infanto-juvenis são escritas para proporcionarem o prazer da leitura e igualmente para serem representadas perante um público juvenil e/ou de carácter familiar, com uma finalidade lúdica e de divertimento familar. As peças estão bem adaptadas a serem representadas por crianças e jovens com um certo domínio da língua e capacidades de memorização ou por um conjunto de jovens e adultos.

Mas as minhas peças de teatro não têm unicamente a finalidade de distrair o leitor ou divertir o público que vai ao teatro, elas podem ser utilizadas como fonte de leitura na sala de aula ou em actividades depois das aulas, durante as quais os alunos não terão necessidade de memorizar os textos mas simplesmente de os ler. Também não é preciso um palco, pois o espaço que existe numa sala de aula chega para o efeito. O principal objectivo neste caso são a leitura do texto e a expressão vocal e gestual, coisas que os jovens adoram fazer!

A minha experiência mostrou-me que crianças e jovens pouco interessados pelos livros, ou que sentem por vezes dificuldades na leitura, ganham confiança e gosto em ler à medida que começam a poder gerir textos de teatro (guiões) de dificuldade média.

Considerando tudo isto, os guiões das minhas peças de teatro encontram-se também disponíveis com a finalidade de ajudar professores e alunos que desejem trabalhar as peças nas aulas. Queira, pois, contactar-me nesse sentido.

Quanto às representações, tanto por grupos amadores como profissionais, é solicitado o pagamento de direitos de autor quando uma peça é representada em público, na íntegra ou parcialmente, independentemente de ser ou não cobrada a entrada ao espectáculo. Encontra informações nas Perguntas Frequentes. Isto entende-se também para as representações nas escolas em presença de público. Se não houver público exterior à escola, ou se este for igual ou inferior a 6 pessoas, não há pagamento de direitos de autor, mas simplesmente um direito de representação.

O pagamento de direitos de representação é a garantia de que a escola tem autorização para usar e representar a propriedade intelectual do autor. Como sei que o dinheiro escasseia, calculei os meus preços para representações escolares tendo em conta esse facto: 20 EUR por representação. E por cada 10 livros ou 20 guiões que forem comprados, será oferecido 1 GRATUITO! O preço dos guiões oscila entre 5 e 6 EUR cada. O preço dos livros é o de venda ao público.

O pagamento dos direitos de representação e/ou direitos de autor deverá ser executado, de preferência, uma semana antes da representação, altura em que igualmente será dada autorização para a produção da peça. Preencher o formulário da SABAM, ou contactar-me directamente para o efeito. Qualquer desvio ou violação destes princípios está sujeito a sanções de acordo com a lei (.

Para mais esclarecimentos, queira ler atentamente as respostas às Perguntas Frequentes.

 
 



LIVROS para CRIANÇAS

 

OUTROS LIVROS

 

GUIÕES de TEATRO

PORTAL JUVENIL 

sítio infanto-juvenil Barry4kids, em quatro línguas  



Siga Dulce Rodrigues no Google

Siga Dulce Rodrigues no Facebook Siga Dulce Rodrigues no YouTube Siga Dulce Rodrigues no Pinterest Siga no LinkedIn  

Copyright © Dulce Rodrigues. Reservados todos os direitos.