CONTACTO    ACTIVIDADES    MÍDIA    EDUCAÇÃO & LEITURA    LIVROS    PLANTAS    LENDAS    GASTRONOMIA


Dulce Rodrigues, escritora

páginas em francês   páginas em português   páginas em inglês

HOME

O que são lendas?

Áster

Cerejeira

Crisântemo

Croco ou Açafrão

Heléboro

Lírio-do-vale

Paparraz

Peónia

Prímula ou Primavera

Sardinheira

Violeta

Lenda do folar da Páscoa

Uma Lenda hindu

 

Livro de Visitas

LIVRO de VISITAS

 
 
Paparraz ou erva-piolheira

LENDA DO PAPARRAZ

Esta flor é conhecida em Portugal como erva-piolheira ou também paparraz. A palavra “paparraz” vem do árabe habba ar-rãs, que quer dizer “grão da cabeça”. Quanto ao nome botânico, é "delphinium" e tem origem na palavra grega "delphis" que significa golfinho, pois para algumas pessoas a forma da flor faz lembrar o focinho de um golfinho. Outras pessoas, todavia, acham que se parece com a pata de uma calhandra, e é pelo nome de pata de calhandra (pied d’alouette) que esta flor é normalmente conhecida em França.

A lenda desta flor está associada à guerra de Tróia. Segundo esta lenda, ou mito, em determinado momento da querela Ajax teve de lutar com Heitor em combate singular, do qual nenhum deles saiu vencedor ou vencido. Assim, os dois valorosos guerreiros decidiram fazer uma troca mútua de troféus, e Heitor deu a sua espada a Ajax, tendo este oferecido a Heitor o seu cinturão.

Após a morte de Aquiles, a mãe deste pediu que o seu escudo fosse dado de presente ao mais valente de todos os Gregos. Ajax pensou que seria ele o eleito, mas foi Ulisses que recebeu o escudo. Louco de raiva, Ajax quis matar Ulisses e mais outros Gregos, pelo que a deusa Atena foi chamada a intervir. E o infeliz Ajax , enlouquecido, começou a chacinar o gado pensando que eram Gregos.

Quando Ajax recuperou o juízo e se apercebeu do que fizera, suicidou-se com a espada que Heitor lhe tinha oferecido, e as gotas de sangue transformaram-se em pequenas flores azuís. E assim nasceu o paparraz!

Na linguagem das flores, o paparraz é símbolo de um coração aberto e dedicado ardentemente ao ser amado, mas quando as flores são cor-de-rosa significam inconstância.

Esta planta é altamente tóxica, em particular a espécie Delphinium staphisagria. O seu uso medicinal é quase exclusivamente em aplicações externas, como antiparasita contra pulgas, percevejos e sobretudo piolhos, daí o seu nome popular erva-piolheira. Para quem tenha crianças, é desaconselhado plantar esta flor no jardim, pelo perigo que ela pode representar.

© Dulce Rodrigues

 

Ajax killing himself with Hector's sword
O suicídio de Ajax (de um vaso proveniente da cidade etrusca de Vulci, 400–350 A.C.)

ENVIE O SEU COMENTÁRIO - Gostaria da sua opinião

 
 



LIVROS para CRIANÇAS

 

OUTROS LIVROS

 

GUIÕES de TEATRO

PORTAL JUVENIL 

sítio infanto-juvenil Barry4kids, em quatro línguas  



Siga Dulce Rodrigues no Google

Siga Dulce Rodrigues no Facebook Siga Dulce Rodrigues no YouTube Siga Dulce Rodrigues no Pinterest Siga no LinkedIn  

Copyright © Dulce Rodrigues, 2000-2016. Reservados todos os direitos.