CONTACTO    ACTIVIDADES    MÍDIA    EDUCAÇÃO & LEITURA    LIVROS    PLANTAS    LENDAS    GASTRONOMIA


Dulce Rodrigues, escritora

páginas em francês   páginas em português   páginas em inglês

HOME

O que são lendas?

Áster

Cerejeira

Crisântemo

Croco ou Açafrão

Heléboro

Lírio-do-vale

Paparraz

Peónia

Prímula ou Primavera

Sardinheira

Violeta

Lenda do folar da Páscoa

Uma Lenda hindu

 

Livro de Visitas

LIVRO de VISITAS

 
 

A LENDA DA VIOLETA

Uma planta que costuma florir por altura do fim do Inverno, começo da Primavera, e que é fonte de inúmeros contos e lendas de amor é a violeta, e várias são as lendas de amor de origem grega e romana, mesmo frígia, que se contam sobre ela. Mas existe igualmente um mito inglês sobre a violeta, e é esse que vou partilhar convosco.

violetas

Segundo esse mito, o rei Frost (nome que significa em português gelo) sentia-se muito sozinho no seu grande palácio de gelo onde imperava o frio e faltava vida. Então, um dia, enviou emissários à procura de uma jovem bela e carinhosa que pudesse reconfortar o seu triste coração e trazer-lhe felicidade. Depois de terem andado dias sem conta, os emissários encontraram finalmente uma jovem, muito tímida mas lindíssima, que se apressaram a levar à presença do rei Frost. Assim que este a viu, ficou imediatamente apaixonado pela simpática jovem, e a frieza do seu coração fundiu como a neve funde ao sol. O nome da jovem era Violeta.

Graças ao amor e à ternura de Violeta, o rei Frost tornou-se bom e generoso e prometeu ao seu povo que, a partir daí, os Invernos rigorosos e sem fim do seu reino se tornariam amenos durante metade do ano.

Depois de algum tempo de viver no palácio do rei Frost, Violeta sentiu saudades do seu país e pediu ao rei para a deixar ir lá de visita. O rei acedeu ao pedido, mas com uma condição: Violeta voltaria ao seu país alguns meses por ano, mas transformada numa flor.

E é assim que, desde então, Violeta toma a forma de uma flor durante alguns meses do ano e regressa no Inverno ao reino gelado do marido...

A violeta é símbolo de modéstia, de fidelidade e de simplicidade.

© Dulce Rodrigues

 

ENVIE O SEU COMENTÁRIO - Gostaria da sua opinião

 
 



LIVROS para CRIANÇAS

 

OUTROS LIVROS

 

GUIÕES de TEATRO

PORTAL JUVENIL 

sítio infanto-juvenil Barry4kids, em quatro línguas  



Siga Dulce Rodrigues no Google

Siga Dulce Rodrigues no Facebook Siga Dulce Rodrigues no YouTube Siga Dulce Rodrigues no Pinterest Siga no LinkedIn  

Copyright © Dulce Rodrigues, 2000-2016. Reservados todos os direitos.