E ASSIM SE PASSOU A FEIRA DO LIVRO DE LISBOA...

...em que amigos e conhecidos me honraram com a sua presença na sessão de autógrafos do meu livro para jovens de todas as idades ERA UMA VEZ UMA CASA, que teve lugar na Feira do Livro de Lisboa, no domingo dia 13 de Maio, das 17 às 18 horas, no stand do Sítio do Livro (Espaço dos Pequenos Editores).

Foi um momento alto da minha participação, tanto mais que sei que alguns dos meus amigos e conhecidos se deslocaram de propósito para partilhar comigo este evento. Obrigada por este testemunho de amizade e espero que a leitura deste conto cheio de sensibilidade e de ternura vos proporcione agradáveis momentos de alegria e boa disposição.

Feira do Livro de Lisboa 2012 Feira do Livro de Lisboa 2012
com duas jovens que estão a fazer um trabalho sobre mim com duas jovens que estão a fazer um trabalho sobre mim

Com duas jovens que vão apresentar um trabalho de fim de ano académico sobre a minha obra literária

Sobre ERA UMA VEZ UMA CASA, um conto para jovens de todas as idades, escreveu o escritor, poeta e filósofo francês Serge Lapisse: Uma obra cheia de sensibilidade e de ternura, na qual o coração se sobrepõe à razão para nos levar à descoberta de uma vida verdadeira em que cada ser vivo tem lugar. Dulce Rodrigues mostra-nos com talento que, por vezes, precisamos de voltar a encontrar o nosso coração de criança para nos abrirmos às realidades da vida que nos proporcionam verdadeiras fontes de alegria.
Uma casa abandonada… lamenta-se por não encontrar à sua volta qualquer sinal de vida. Finalmente, um dia, os animais começam a chegar (ratinhos, patos, gato, aranha...) e a dar animação ao lugar. Pouco a pouco, todo este pequeno mundo acaba por ultrapassar as suas divergência e por viver em harmonia. Ao ritmo das estações, todos eles, com a casa, a verdura, as flores, os frutos, os legumes criam um lugar de paz e de equilíbrio. "Os dias passavam pois alegremente… Um dia, porém, tudo se degrada com a chegada do homem. Por sua initiva, alguns animais morrem, outros fogem. Depois de algumas desditas, o seu fiel amigo, o cão, com toda a diplomacia fá-lo tomar consciência de que todos os animais lhe são úteis para viver convenientemente, e estes acabam por concordar em regressar a casa. Cada um retoma a sua anterior tarefa, para assim criar um novo universo de serenidade e de felicidade."
Dulce Rodrigues mereceu bem o
prémio literário que o Centre International d'Expression Littéraire et Artistique (CIELA) lhe atribuiu por esta obra que nos faz prestar uma nova atenção à vida, abrindo-nos os olhos para um mundo onde a beleza transcende toda a fealdade. Não posso senão felicitá-la por nos conduzir por caminhos da vida que, infelizmente, escapam por vezes aos nossos olhos de adultos. Ela soube com ousadia dar asas à sua imaginação para nos pôr em presença de um pequeno mundo que vive à volta de uma casa, recriada com felicidade perante os nossos olhos.
Leitores a quem a poesia da vida seduz, esta obra mostrar-vos-á com subtileza a interdependência que existe entre o homem, os animais, as plantas, para existir e subsistir. Nela encontrareis recordações, ou alegrias ignoradas, de um tempo em que os homens viviam mais em harmonia com a natureza.

Esta foi a minha primeira participação como autora num salão do livro em Portugal, embora já tenha sido convidada a participar nos de Paris, Bruxelas, Genebra, Luxemburgo e Saarbruecken, e também alguns regionais na Bélgica e França.