COMUNICADO DE IMPRENSA

Preço: $ 5,50

PILOTO E LASSIE, UMA OUTRA ESTÓRIA DE ROMEU E JULIETA
PARA APAIXONADOS DE TODAS AS IDADES POR DULCE RODRIGUES

A autora premiada Dulce Rodrigues apresenta mais uma peça de teatro infanto-juvenil, desta vez com cenas de balcão e doloridas serenadas deste moderno romeu à sua bela julieta, mas contrariamente à célebre obra de Shakespeare, PILOTO E LASSIE, UMA OUTRA ESTÓRIA DE ROMEU E JULIETA, tem um final feliz.

Os heróis desta estória de amor são um casal de canídeos, o Piloto e a Lassie, cujos donos são os filhos gémeos da autora. Este simpático casal de canídeos são também os pais do Barry, o herói de A Aventura do Barry, o primeiro livro para crianças de Dulce Rodrigues e inspiração para o seu projecto pedagógico (em quatro línguas) barry4kids.net.

Nas palavras do poeta, escritor e filósofo francês Serge Lapisse “Nesta peça de teatro, os cães e as crianças deixam transparecer tantas semelhanças e compreender-se de tal modo, como se vivessem no mesmo universo afastado dos adultos que, todavia, partilham, que o autor do Principezinho certamente teria apreciado a estória deste conto.”

PILOTO E LASSIE, UMA OUTRA ESTÓRIA DE ROMEU E JULIETA dirige-se a um público infantil com um nível de linguagem familiar, diálogos realistas e ao mesmo tempo pueris que tratam de banalidades do dia a dia das crianças e jovens. Por um lado, compara-se ao conto clássico pelo seu realismo; por outro, ao conto contemporâneo pela sua dimensão ficcional e fantasiosa. Citemos, por exemplo, o dom da palavra de que são dotados os cães. Quando falam sem a presença dos donos, criam uma cumplicidade, mesmo uma identificação com o leitor a que se dirigem, isto é, as crianças. Em contrapartida, quando na presença dos donos, tornam-se no que estes vêem ou querem ver... e que eles são efectivamente, levando assim uma vida de cão quase caricatural e esteriotipada.

Esta deliciosa peça de teatro para apaixonados de todas as idades, que inclui ainda cantigas de roda e a letra de "O Sole mio", além de duas receitas fáceis, encontra-se disponível em todas as lojas Kindle da Amazon.

A ilustração da capa é da autoria da ilustradora portuguesa Patrícia Dias.

Para mais informações ou para implementar um projecto de leitura, ou a representação desta peça de teatro por profissionais ou amadores, favor contactar Dulce Rodrigues.

Sobre a Autora
Autora premiada, Dulce Rodrigues escreveu seis livros infanto-juvenis e um livro sobre a sua viagem ao Egipto. Fala seis línguas vivas e é a tradutora dos seus próprios livros. Natural de Lisboa, cidade que a viu crescer e onde fez um curso universitário em Letras e Literaturas, viu-se atribuir mais tarde uma bolsa de estudos pelo Goethe-Institut na Alemanha e uma outra para um curso cientifico com a Open University no Reino Unido, o que a levou a viver em vários países da Europa. Depois de uma carreira profissional como tradutora junto das Forças Militares Norte-Americanas na Alemanha, e como funcionária internacional da OTAN, organização de que se encontra agora aposentada, vive parcialmente na Bélgica e em Portugal. Gosta de jardinagem, fotografia, arte, música, animais e livros – tanto os dos outros como os que ela própria escreve, especialmente os que escreve para crianças e jovens… de todas as idades. É uma apaixonada por História e por viagens. Visite-a em www.dulcerodrigues.info ou em www.barry4kids.net.

Sobre o carácter pedagógico das peças de teatro
As peças de teatro infanto-juvenis podem ser utilizadas como fonte de leitura na sala de aula ou em actividades depois das aulas, durante as quais os alunos não terão necessidade de memorizar os textos mas simplesmente de os ler. Não é preciso um palco, pois o espaço que existe numa sala de aula chega para o efeito. O principal objectivo neste caso são a leitura do texto e a expressão vocal e gestual. A experiência tem mostrado que crianças e jovens pouco interessados pelos livros ou que sentem por vezes dificuldades na leitura ganham confiança e gosto em ler à medida que começam a poder gerir textos de teatro (guiões) de dificuldade média.

Como outros livros infanto-juvenis de Dulce Rodrigues, a peça de teatro PILOTO E LASSIE, UMA OUTRA ESTÓRIA DE ROMEU E JULIETA foi-lhe inspirada pelos seus animais de companhia.

---- FIM ----